- (2 Timóteo 4:2) Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina.
A palavra deve ser pregada com diligência... Quando mostra-se diligência, ficamos alertas usando todas as oportunidades para pregarmos a Palavra em ocasião favorável e mesmo em circunstâncias desfavoráveis.
O ambiente muda, mas o propósito não;
E comprovamos isto com Apóstolo Paulo... "Paulo e Silas" estava indo a casa de oração, adoração, foi interrompido e foram para numa prisão, vemos que o ambiente mudou, mas o propósito continuou e como sabemos "Paulo e Silas" adorou o Senhor na prisão.
E nós devemos parar de dar desculpas e seguir avante...
A palavra de Deus possui três característica corrigir, repreender e exortar.
" A palavra é viva e eficaz" isto é devido a transformação que ela produz em nós, mudando nossa ideia, e nos fazendo trilhar nova trajetória.
A palavra de Deus tem crédito para nos se crermos que ela é a VERDADE. A mentira e o engano tem poder sobre nós se crermos que eles são verdade.
De acordo com a regra dos pregadores: " A palavra deve afligir os que se setem confortáveis e confortar os aflitos".
Tudo na vida precisa de equilíbrio, inclusive até mesmo no pregar.
Quando corrigimos temos que oferecer princípios suficientes na palavra para mudança de direção ou seja obedecer e fazer o justo... Toda correção sem solução traz fardos.
2. Características da palavra de Deus => Repreensão.
A repreensão deve ser em prol de ajudar a não pecar. E quando se usa encorajamento onde está sendo preciso repreensão conduz a pessoa ao pecado. Precisamos ser sábio em aconselhar...
3. Características da palavra de Deus => Exortação.
A exortação é essencial, pois é animadora e estimula as pessoas a praticarem a palavra de Deus na integra.
Devemos nos alegrar com a correção, repreensão e exortação, pois revela o cuidado de Deus conosco para nos guiar para o caminho eterno e nos fazer trilhar no caminho de justiça...
E que tenhamos está convicção que a palavra de Deus não é para nos julgar e sim para nos instruir ao caminho eterno.
" A lei é santa, se você não a suporta, isto mostra que você não é santo." Paul Washer
A palavra deve ser ensinada com paciência, quem age calmamente da prova de sua grande sabedoria.
A pregação deve ser preparada com oração...
E o propósito da oração não é a nossa vontade seja feita no céu e sim, a vontade de Deus seja feita aqui na terra.
Todo pregador da verdade deve ter este princípio em mente " que seu nível de pratica deve ser bem maior..."
Tudo o que fizermos e dizermos temos que ser representantes de Cristo.
Quando o sermão entra apenas na nossa mente, ele entrará somente na mente dos que assisti, mas se a mensagem entrar no nosso coração, ela entrará no coração dos ouvintes e isso produzirá tanto em quem prega como quem assisti transformação, arrependimento; A palavra sempre é ministrada primeiramente para quem vai transmiti-la.
"Obtemos sucesso na pregação, antes mesmo de subirmos no púlpito." Leonard Ravenhil
Não devemos pregar o que as pessoas querem ouvir, mas a sã doutrina que tem como fundamento a verdade que te conduz a santidade.
Pregamos a verdade mesmo que não nos dê mas ocasião oportuna.
E podemos ter certeza de que muitos recusarão a dar ouvidos a verdade.
Não estamos aqui para satisfazer anseios de homens e sim fazer a vontade de Deus e podemos ter certeza que o propósito de todos os homens é fazer a vontade de Deus.
Satisfazer anseios de homens é estar provocando religiosidade e satisfazendo a vontade de Deus estamos promovendo o Reino de Deus.
Não importa para qual o numero de pessoas pregamos, deve ser sempre preparada com temor, oração e verdade...
- (2 Coríntios 4:2) Pelo contrário, rejeitamos os procedimentos secretos e vergonhosos; não fazemos uso de qualquer tipo de engano, nem torcemos a Palavra de Deus. Mas, por meio do claro ensino público da verdade, recomendamo-nos à consciência de todas as pessoas, perante a Deus.
Então, não devemos fazer com que alguém creia na palavra de Deus ensina o que ela não ensina... E devemos ser integro em ensinar a verdade, com clareza e sem falsificação... Recomendando sempre a consciência das pessoas a presença de Deus...
Charles Spurgeon e o jovem pastor...
" Certa vez, um jovem pastor queixou-se a Charles Spurgeon, famoso pregador inglês do século XIX, que ele não tinha uma igreja tão grande quanto merecia.
_Para quantas pessoas você prega? perguntou Charles Spurgeon.
_Umas cem- respondeu o pastor.
Então, Spurgeon declarou com gravidade:_É um bocado de gente para você ter de prestar contas no dia do julgamento."
Afinal, a palavra de Deus traz o resultado que determina...
Shalom!
Natália Silva.